Exames de sangue
A Valyclin oferece a você o conforto de realizar seu exame de sangue com qualidade e segurança sem a necessidade de se deslocar para outro laboratório, gerando mais rapidez e eficiência para o seu diagnóstico.


O exame de sangue é feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.
Trata-se de um dos tipos de exame mais solicitados pelos médicos nos exames de rotina. Isso porque lhe permite avaliar a saúde de um modo geral, calculando a quantidade e forma dos três tipos de células básicas presentes no sangue.
Confira abaixo as três categorias de células analisadas em um hemograma:

Hemácias
Glóbulos vermelhos
Neste caso, são levados em conta principalmente os valores do hematócrito e da hemoglobina, que se estiverem abaixo do padrão, podem ser um sinal de doenças como a anemia.

Leucócitos
Glóbulos Brancos
Os leucócitos são as células de defesa do nosso organismo, se estiverem em uma quantidade acima do normal podem indicar o início de um processo infeccioso. Quando estão em baixa quantidade também requerem um cuidado, pois podem tornar o organismo mais suscetível doenças.

Plaquetas
As plaquetas são as células responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Quando estão acima do nível normal são chamadas de trombocitose e quando está abaixo de trombocitopenia. Uma elevação anormal das plaquetas pode favorecer o surgimento de trombos, já a carência delas torna o indivíduo mais suscetível a sangramentos.
A Valyclin agora também realiza exames para testes de Covid-19 e exames toxicológicos.
A Valyclin agora também realiza exames para testes de Covid-19 e exames toxicológicos.
Além dessas três linhagens de células também são analisados muitos outros fatores de extrema importância:
Glicose
O nível de glicose é fundamental para o diagnóstico do diabetes.
– Valores menores que 100 mg/dl é considerado normal;
– Valores entre 100 e 125 mg/dl considera-se um caso de pré-diabetes;
– Acima de 126 mg/dl já é considerado diabetes.
Colesterol
O colesterol é feito mediante a soma das frações HDL, LDL e VLDL.
HDL – é o chamado colesterol bom, pois protege os vasos sanguíneos das placas de gordura.
LDL e VLDL – Colesterol ruim, pois forma as placas de gordura que se alocam nos vasos, podendo trazer sérios problemas de saúde como o infarto.
Triglicerídeos – Estão relacionados ao VLDL. Geralmente correspondendo a 5 vezes o seu valor.
Tempo de tromboplastina ativada (PTT ou TTP) e tempo de protrombina (TAP ou TP)
Aqui é avaliado o tempo levado no processo de coagulação do sangue, no qual tempos maiores representam uma maior propensão a sangramentos.
TGO (AST) e TGP (ALP)
Através do TGO e TGP é avaliado a condição do fígado, em caso de valores elevados pode indicar algum tipo de hepatite, seja viral, medicamentosa ou isquêmica.
Ureia e creatinina
Através dessa análise é possível avaliar o funcionamento dos rins. Valores excessivos de ureia e creatinina indicam uma diminuição da filtração do sangue pelo rim, já valores abaixo da média podem indicar uma insuficiência renal.
Eletrólitos (Sódio, potássio, cálcio e fósforo)
A alteração dos níveis de eletrólitos pode ser resultado de diarreia, vômitos, desidratação, insuficiência renal e intoxicações, por isso, tanto o excesso quanto a falta de eletrólitos deve ser investigada.
TSH e T4 livre
Através dos exames de TSH e T4 livre é possível analisar o funcionamento da tireoide, sendo fundamental para o diagnóstico do hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Ácido úrico
Através da avaliação dos níveis de ácido úrico é possível identificar a propensão ao surgimento de doenças como cálculo renal, gota e hipertensão.
PCR
A PCR é uma proteína que se eleva em quadros inflamatórios, desse modo se encontrada em níveis elevados pode ser um indício de um processo infeccioso em curso.
PSA
Os níveis de PSA são essenciais para auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata ou prostatites, porém, o seu aumento não necessariamente indica essas doenças, já que também pode estar associado ao aumento do tamanho da próstata causada pela idade.
Albumina
A albumina é a proteína mais abundante no sangue. Por ser sintetizada pelo fígado serve para avaliar a função hepática em doentes cirróticos.
VHS
O VHS (velocidade de hemossedimentação) funciona como um teste não-específico de inflamação, porém menos sensível que o PCR.